ANDRÉIA CARDOSO

O pilates é uma prática antiga, criada em por volta de 1920 pelo alemão Joseph Pilates.
 O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.
O método só ganhou força e popularidade depois que celebridades.
Perder peso não é o foco principal do método. O mais importante nesta técnica é fortalecer e tonificar os músculos e trabalhar a resistência do corpo. E o método pilates previne o aparecimento de lesões e auxilia no tratamento de pessoas com lesões, quando não estão mais na fase aguda da doença.
O pilates é indicado porque é uma atividade de baixo impacto nas articulações, feito com poucas repetições, com alongamento, flexibilidade e com um alto grau de percepção corporal, “o exercício é feito baseado na respiração, trabalhando o corpo como um todo. Depois de praticar você começa a perceber sua respiração. Mais do que tonificar a musculatura, trabalha a concentração. A  técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

O método Pilates  era denominado de contrologia (contrology), após a morte de seu criador, começou a ser chamado pelo seu nome. Para Joseph Pilates, contrologia é o controle consciente. Controle da mente sobre o corpo trazendo movimentos fluidos e dinamicos. É a correta utilização e aplicação da força, o completo conhecimento dos mecanismos do funcionamento do movimento corporal.

Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais. trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente. criando  o método Pilates, que hoje traz diversos benefícios para pessoas de todas as idades.
 Pilates desenvolve à compreeensão do corpo,ligação do corpo e a mente, correção postural e o aumento de força e o controle muscular, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, fortalecimento, melhora a auto-estima.

 Powerhouse casa de força área abdominal localizada entre as costelas superiores e a pélvis, que envolve os músculos mais profundos da coluna .Este é o centro de todo movimento: quanto mais desenvolver a força, mais seu movimento será perfeito. O objetivo é manter o centro corporal estável enquanto os movimentos de braços e pernas são executados com precisão. Quanto mais força eu tenho no Powerhouse maior amplitude de movimento e força nas extremidades, mãos e pernas.


Princípios básicos do método Pilates:

Respiração – Os movimentos são realizados de acordo com o ritmo da respiração.

Concentração – Necessário concentrar-se nos movimentos executados para unir a mente a cada um dos exercícios.

Precisão – Para a eficácia dos movimentos, é indispensável concentrar-se nos exercícios com precisão.

Controle – Trabalhar concentradamente para adquirir o controle sobre todos os movimentos.

Centralização – Os exercícios do método pilates priorizam o abdome, coluna vertebral e os glúteos, pois é de onde se origina todos os nossos movimentos.

Quem pratica Pilates com frequência percebe as seguintes melhorias no copo: Postura, mobilidade e flexibilidade da espinha, melhor distribuição do tônus muscular, fortalecimento do abdômen, estabilidade para a pélvis e ombros, conquista da saúde das articulações e complemento do treino para atletas.
Pilates ajuda e muito na sua maneira de enxergar e viver no mundo.



Comments