CONHECENDO O CRIADOR DO PILATES

                                                                                                                                                                                                                           Este é o criador do Método Pilates. Você conhece ?
Joseph Hubertus Pilates criador do Método Pilates, nasceu na Alemanha em 1880 e sofreu na infância com asma, raquitismo e febre reumática. Desde a sua adolescência se preocupou em estudar anatomia, fisiologia, ginástica, mergulho e esqui, no intuito de melhorar seu condicionamento físico e o equilíbrioentre corpo e mente.
Em 1912 Pilates mudou-se para Inglaterra onde atuou como boxeador, artista de circo e treinador de autodefesa de agentes ingleses. Durante a Primeira Guerra Mundial, juntamente com outros alemães, Joseph foi prisioneiro de guerra e nos campos de batalha difundi
u seus conhecimentos e encorajou seus colegas a praticarem seus exercícios. O fato chamou a atenção, pois nenhum dos internos desse campo foi acometido com a epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Inglaterra em 1918.
Após a guerra, Joseph Pilates auxiliou na reabilitação dos feridos com o uso de exercícios realizados com molas da própria cama, e mais tarde, aperfeiçoou o programa de exercícios com a polícia alemã.Pilates emigrou para os Estados Unidos em 1926 onde juntamente com a sua esposa Clara fundou o primeiro Studio de Pilates, atuando principalmente com bailarinas e artistas famosos que ajudaram a difundir o método baseado na Contrologia.
Em seus textos Pilates abominava os hábitos da vida moderna e defendia o equilíbrio entre corpo e mente, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.
Preconizou os seguintes princípios para a prática do método:


Concentração Controle Precisão
Centralização Respiração Movimento FluidoOs benefícios do método incluem o aumento da flexibilidade e alongamento muscular, aumento do tônus e força muscular, aumento da resistência física e mental, melhora coordenação motora e desempenho sexual, alívio das tensões, estresse e dores crônicas, estimula sistema circulatório e linfático, melhora consciência corporal, propicia equilíbrio e propriocepção, promove a correção postural, aumentando a qualidade de vida.
Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias.





Comments