ESTUDIO DE PILATES

As aulas de pilates apresentam exercícios suaves e eficazes com poucas repetições, além de grande repertório de exercícios, com ou sem uso de aparelhos e acessórios desenvolvidos especialmente para tais exercícios. Com pouco tempo de prática é possível verificar os benefícios, como não desgaste físico e construção de uma postura correta, e ainda:

-Promove relaxamento;
-Melhora a coordenação motora;
-Aumento da resistência física e mental;
-Maior alongamento e controle corporal;
-Maior mobilidade das articulações;
-Estimula o sistema circulatório;
- Facilita a drenagem linfática;
-Auxilia na eliminação das toxinas;
-Fortalecimento dos órgãos internos;
-Aumento da concentração;
-Correção da postura;
-Aumento da flexibilidade, força muscular e tônus;
-Reduz estresse, dor crônica e tensão;
-Estimula a oxigenação do sangue;
-Trabalha a respiração;

É válido lembrar que qualquer pessoa entre 12 a 100 anos de idade podem praticar os exercícios de pilates, em todos os níveis de condicionamento físico é possível realizar os mesmos. Experimente você também, pois é fácil agradável e te traz rápidos resultados!

REFORMER;


É uma espécie de cama em uma plataforma que desliza através de trilhos, semelhante a uma máquina de remo.
A estrutura é construída em madeira maciça de reflorestamento, tem cantos arredondados oferecendo uma estética atraente. Um dispositivo em forma de cama composto por molas e uma plataforma deslizante (carro) que desliza através de 8 de rodas com rolamento profissional (4 horizontais e 4 verticais) em suas diretrizes de alumínio completamente silencioso.
É o equipamento mais utilizado na técnica que Joseph Pilates desenvolveu possui grande variedade de exercícios.

A multiplicidade de movimentos que podem ser realizados permite o trabalho desde o movimento mais fácil para recuperar a funcionalidade de uma ou várias partes do corpo, até combinações complexas de movimentos que se tornam verdadeiras coreografias. Você pode trabalhar o profundo alongamento e tonificação de seu corpo inteiro, pois o aparelho se adapta a sua aptidão e seu progresso. Os resultados são surpreendentes! Você pode adotar as posições deitado, em pé, ajoelhado, sentado, etc… Cada exercício executado sobre o reformer funciona como preparação para o próximo seguindo uma seqüência da cadeia de movimentos que ajudam a trabalhar o corpo inteiro em uma única sessão estimulando força, flexibilidade, consciência.

CADILLAC OU TRAPÉZIO
É uma espécie de cama com uma estrutura de aço sobre ela, onde o praticante pode se posicionar em distintas maneiras, utilizando uma variedade de molas específicas para cada tipo de movimento. Foi idealizado por Joseph Pilates durante sua permanência no campo de concentração utilizando as camas hospitalares como base e as molas dos colchões para criar resistência. Há versões que combinam ambas as máquinas Reformer e Cadillac, porém a variação mais conhecida é o Wall Unit (unidade de parede) forma simplificada do Cadillac.
Cadillac – Sua estrutura é de madeira maciça de reflorestamento, e possui dois lados nomeados de “Barra de Respiração” e “Barra da Torre” no centro de sua estrutura metálica e horizontal encontra-se o “Trapézio”. É um dispositivo em forma de cama alta instalado em uma estrutura metálica com envolvida em uma série de elementos, tais como molas de diferentes intensidades, alças, peluche, trapézio, etc… Graças a este desenho pode-se variar os ângulos e resistência de acordo com o exercício que desejar executar.

LADDER BARREL
É uma estrutura em forma de meia lua, usado especialmente para alongar coluna vertebral. Fabricada em madeira maciça de florestamento.
Este dispositivo se assemelha a um barril de madeira,
coberto com couro na superfície e acompanhado por uma “escada” que permite que pequenos exercícios de corpo livre para fortalecer todos os músculos principalmente a musculatura profunda (os estabilizadores), pois o aparelho provoca instabilidade.
O Barril é leve e pode deslizar facilmente para ajustar a altura de cada aluno. Proporciona alongamento em diversos níveis e relaxar todos os músculos no final de cada uma da aula.

CHAIR

Criado por Joseph Pilates. Como o próprio nome sugere, é semelhante a uma cadeira, mas com pedais fixados através de molas, que podem ser alternadas para diminuir ou aumentar a resistência, também possui duas barras laterais (muletas). Utilizada para o estímulo de todo o corpo com movimentos desafiadores devido sua pequena base.Sua estrutura é construída com madeira maciça de reflorestamento é máquina extremamente versátil, que trabalha principalmente a região lombar, abdominal, baços, pernas e cinturas escapular e pélvica. Melhorando o controle e equilíbrio de todo o corpo.
Possui quatro molas de aço galvanizado com 2 intensidades (2 azuis e 2 vermelhos). As quatro molas são ajustáveis para determinar a resistência, e as posições diferentes nos dão uma ampla variedade de exercícios.
Possui um pedal duplo que pode ser desmembrado através de uma pequena trava. Muitos exercícios de Pilates na Chair são realizados na posição sentado pressionando o pedal com os pés, outros necessitam de estar no solo ou com o apoio dos pés ou mãos no assento e pedal.

Bola de Pilates


Existem vários tipos (tamanho) de bola. A mais utilizada têm 65 cm. Pode-se sentar deitar, ajoelhar, sustentá-la entre as pernas ou braço para exercitar todo corpo. Muitas pessoas associam o Método Pilates à bola, porem esse não é um aparelho de pilates, mas pode ser adicionado com o título de equipamento auxiliar para muitos exercícios desde que seja empregado o conceito da CONTROLOGIA.

Flex Band
Normalmente sustentadas com as mãos e com os pés podendo aumentar a resistência na prática dos exercícios.

arco flexível



É um aro flexível que mede cerca de quarenta centímetros de diâmetro com duas punhaduras. Pode ser utilizado em
diversos exercícios posicionado em diferentes partes do corpo como os tornozelos, joelhos ou nas mãos (dentro ou fora)
oferecendo resistência para aumentar o esforço. É o único dos acessórios utilizados no solo que foi originalmente concebido
por Joseph Pilates, através dos aros dos barris. Os demais acessórios foi adicionado à técnica mais tarde.



Step Barrel



O Step Barrel é apropriado para atingir a postura correta e também para quem deseja trabalhar a região abdominal, e os músculos de ombros e peito. Além disso, é muito eficaz no tratamento de doenças como escoliose, osteoporose e artrite.
Para os praticantes de Mat Pilates, o Step Barrel proporciona novos desafios, variando os níveis de dificuldade.



MAT/SOLO
No solo, os exercícios exigem ainda mais da praticante, que tem de controlar sozinha o seu corpo. O trabalho, porém, também pode ser facilitado ou intensificado com o uso de equipamentos como bolas, aros e elásticos.
Uma forma diferente e prática de realizar os exercícios, considerado a base do método com uma sequência respeitada mundialmente por ser criada por Joseph Pilates.







Comments