Nutrição Esportiva

Os Carboidratos devem estar com maior freqüência em seu cardápio, pois são elas fornecem energia, disposição e dão volume aos músculos.
 
As Proteínas são importantes na construção e reparação dos músculos e a necessidade desse nutriente é facilmente alcançada, não havendo necessidade do exagero no consumo desse grupo de alimentos.

Os Lipídios ( gorduras) devem ser consumidos em menor quantidade, ajudam com o fornecimento de energia para o exercício. Prefira sempre as fontes de gordura vegetal e peixes, que são gorduras boas.

A ingestão de Líquidos também é muito importante, quanto mais você ingerir, melhor para seu metabolismo, rins e músculos.
Sempre faça refeições antes e depois dos exercícios, pois se essas refeições forem deficientes o exercício será prejudicado, você irá se cansar facilmente e não terá bons resultados.
 
As Fibras
São fundamentais na manutenção da saúde do intestino, pois atuam na limpeza da mucosa intestinal e absorção de água para o bolo fecal, no equilíbrio da flora intestinal, favorecem a eliminação mais rápida das fezes diminuindo assim a absorção de toxinas.
Existem dois tipos:

·Fibras Solúveis: Presentes nas frutas, leguminosas secas e aveia. Retardam o esvaziamento gástrico, aumentam o tempo de trânsito intestinal, isso é, como se sentíssemos sempre algo no estomago, diminuindo a saciedade de fome.
 
·Fibras Insolúveis: Presentes nos grãos e hortaliças. As fibras insolúveis diminuem o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume fecal, retardam a absorção da glicose
 
Elis Regina
Comments