Nutrição pré e pós treino



Todas as refeições do dia são importantíssimas para nós.
Mas vamos dar ênfase a dois momentos cruciais para o praticante de atividade física no 1º momento falaremos sobre antes o pré - treino e num 2º momento pós-treino. 


A maior parte do processo de hipertrofia acontece durante o período de descanso. O treinamento provoca micro lesões e para que ocorra esse processo de recuperação deve se ter em mente a fase de recuperação como complemento essencial para que essa musculatura responda de maneira efetiva ao seu treino.

Só que ai vai à dica; O descanso e uma boa nutrição são fatores determinantes para que seu objetivo seja alcançado.

Músculo fadigado não responde ao treinamento. Entrando em estresse e traumas.

Por tanto essa refeição deve conter fibras, gorduras e frutoses. Numa quantidade adequada de carboidrato faz com que o glicogênio nos músculos e no fígado faça um papel importantíssimo na melhora do seu desempenho.

  • Pré- treino 

Pão branco, queijo branco e magro, iogurte, frutas, cereais, batata doce, mandioca, peito de frango, flocos de aveia, claras de ovos, banana.

Quantidade não especificada procure um nutricionista para te orientar melhor de acordo com sua individualidade, seu estilo de vida, preferências, aversões e intolerâncias. 

São só sugestões para que você consiga parear com o que você ingere agora antes de seu treino. A complementação de uma suplementação é bom de 30 a 40 min, antes do treino que pode gerar para você bons lucros.

Opite pela alimentação sólida para não causar incomodo no estomago ou algum tipo de mal estar pela absorção rápida.

  • Refeição pós-treino 

Ao chegar a casa coma de imediato para que promova sua recuperação.

Os suplementos durante o treino agem assim;

Após o exercício músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes. Esse é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e ao armazenamento de energia. Durante o treino¸ ocorre uma diminuição natural na insulina circulante¸ sendo que¸ por meio da ação de receptores específicos¸ a glicose entra nas células sem depender de insulina nesse momento. Este fenômeno é conhecido como período insulino-independente¸ com duração de uma a duas horas após a atividade física. Quando se ingere um alimento na fase insulino-independente¸ os nutrientes entrarão nas células mais rapidamente¸ proporcionando uma ótima absorção.


Nesse período recomenda-se o uso de um shake contendo proteínas de rápida absorção ( whey protein )¸ além de uma mistura de carboidratos com alto índice glicêmico.

Exemplos de refeições pós-treinamento

Arroz e feijão¸ acompanhado de carne vermelha magra¸ legumes e verduras.
Pão branco com patê de atum light com requeijão light e suco natural de Extrato solúvel de soja light¸ batido com fruta e aveia em flocos¸ acompanhando pão branco com patê de peito de frango desfiado com requeijão light



Consulte um profissional habilitado em nutrição. Só ele poderá elaborar um programa alimentar de acordo com suas necessidades.

                                                                                                                          Andréia Virág
                                                                                                                    
Comments