O MÉTODO PILATES

O método esta se difundindo recentemente, os exercícios criados por Joseph Pilates já têm quase 100 anos.Nascido em Mönchengladbach, na Alemanha, no final do século XIX, Joseph Pilates, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. E na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador.

Pilates dedicou sua vida ao estudo do corpo humano. A primeira vez que seu método chamou a atenção foi durante a Primeira Guerra Mundial, quando, em um campo de refugiados em Lancaster, Reino Unido, começou a desenvolver aparelhos utilizando as próprias camas e cadeiras de rodas dos enfermos. A surpresa maior veio com a gripe espanhola, que assolou a Europa entre o fim do ano de 1918 e o início de 1919, devastando o continente.

Os enfermos do campo de Lancaster não faleceram pela doença, o que chamou a atenção das altas autoridades. Após a guerra, Pilates voltou para a Alemanha como preparador físico, divulgando seu método. Onde o convidaram a treinar o exército alemão, mas recusou essa proposta e, em 1923, viajou pela primeira vez para os Estados Unidos e conheceu Clara, enfermeira que viria a se tornar sua esposa. Registraram seu método e aparelhos. Onde monta seu Studio e começa a difundir seu método de condicionamento físico, batizado de Contrologia. Lá conheceu a bailarina Romana Kryzanowska, que se tornou sua fiel discípula e sucessora do método.

 Meu método está muito à frente do nosso tempo e só será reconhecido daqui a 50 anos.

“Joseph Pilates”

Na década de 1960, um incêndio destruiu o Studio de Pilates. Enquanto ele tentava salvar em meio ao fogo seus aparelhos, os arquivos e a documentação do seu método inalou muita fumaça, o que se acredita ter sido um dos motivos de sua morte, um ano depois. Sua esposa Clara Pilates, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido. Pilates deixou inúmeros discípulos que abriram seus próprios estúdios em várias partes dos EUA e ajudaram a disseminar seus ensinamentos em todo o mundo.

O “Estúdio do Pilates” se tornava cada vez mais conhecido e, aos poucos, as pessoas foram deixando de lado o nome de Contrologia e adotaram o do criador: Pilates. 

Leia as obras de Joseph Pilates

Your Health (1934) 

 Return to Life through Contrology (1945)


Comments