STEP

Definição

Em inglês, significa degrau. É uma aula com exercícios aeróbicos contínuos e de baixo impacto, simulando o subir e descer de um degrau de escada, na plataforma individual de treinamento, trabalhando simultaneamente membros superiores e inferiores, melhorando o condicionamento cardiovascular, auxiliando na queima de gordura corporal e tonificando todo o corpo de forma intensa e motivante (Andrea Vidal, 1989 ).

 

Histórico

No final da década de 20, os bancos suecos passaram a ser utilizados em testes de esforço e aptidão, assim como em treinamentos, esportivos e específicos. Porém, somente na década de 80, especificamente em 1986, a professora americana Gin Miller, ao sofrer uma lesão que a afastaria definitivamente de suas aulas por recomendação de seu fisioterapeuta, começou a exercitar-se em um degrau ou banco de madeira, subindo e descendo, visando recuperar-se da lesão.

Gim constatou ser um excelente exercício. A partir daí, passou a adicionar movimentos para membros superiores e criar variações dos movimentos de perna.

Três anos depois, a idéia foi aperfeiçoada e estudada pela indústria Reebok e lançada no mercado. Atualmente, é considerada a grande estrela das academias do mundo todo, porque além de ser utilizado como eficiente treinamento cardiovascular, o step é um excelente acessório para incrementar e auxiliar aulas de localizada, circuito e alongamento.


Últimas tendências

-Step local;

-Step funk;

-Step circuito;

-Interval training step;

-Step kids;

-Hidro step;

-Step stretching;

- Aero step. 



Comments