FISIOTERAPIA

Fisioterapeuta

Fisioterapeuta é um profissional da saúde que diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura.



competência do Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é profissional competente para buscar todas as informações que julgar necessárias no acompanhamento evolutivo do tratamento do paciente sob sua responsabilidade, recorrendo a outros profissionais da Equipe de Saúde, através de solicitação de laudos técnicos especializados, como resultados dos exames complementares, a eles inerentes.

Fisioterapeuta é um profissional de 1º contato

O que é profissional de primeiro contato?

Isso significa que você não precisa ter o encaminhamento de NENHUM outro profissional para marcar uma consulta. O Fisioterapeuta é um profissional independente e capaz de avaliar, tratar, reavaliar e dar alta ao seus pacientes

Portanto, pelo o que se apresenta, nos termos da legislação de regência e consubstanciado no art. 5º, XIII, da Constituição de 1988, o exercício da fisioterapia e da terapia ocupacional é livre e independente de outras profissões desde que atendidas as exigências da Lei 6.316/75.

Fisioterapeuta é profissional apto a solicitação de imaginologia.

Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica.

Os exames complementares são indispensáveis na rotina de atendimentos dos pacientes. Servem para embasar as decisões clínicas do fisioterapeuta, a partir da verificação do local e da dimensão de cada lesão.

A solicitação do uso do recurso de imaginologia será melhor direcionada.

Os fisioterapeutas podem requisitar a realização de ressonância magnética, radiografia, tomografia computadorizada e ultrassonografia.


O Conselho de Fisioterapia conseguiu a liberação da prescrição para alguns medicamentos. Ou seja, o fisioterapeuta pode sim prescrever medicamentos por meio da decisão n° 611 do COFFITO em 1° de abril de 2017.