fisioterapia Respiratória é um conjunto de técnicas manuais que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar a oxigenação do sangue, promover reexpansão respiratória e prevenir complicações. Pode-se também utilizar aparelhos que auxiliam na mobilização de secreções e incentivadores respiratórios que auxiliam no desempenho muscular respiratório.

Exercícios respiratórios também são fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios, o fisioterapeuta prescreverá quais são os exercícios mais indicados para cada situação.

Muitos pacientes podem se beneficiar com a fisioterapia respiratória incluindo pacientes com diagnósticos de Covid 19, asma, bronquite, bronquite cronica, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, bronquiolite, pneumonias, pré e pós-operatório de cirurgias torácicas a abdominais, entre outros.

Alguns benefícios da reabilitação pulmonar:

  • A melhoria na qualidade de vida;

  • Redução de ansiedade e depressão;

  • Melhoria na tolerância ao exercício;

  • Redução da falta de ar e outros sintomas associados, habilidades melhorada para realização de atividades de vida diária..