HATHA YOGA

O que é Hatha Yoga

O hata-ioga (Hatha Yoga - em sânscrito: हठयोग haṭhayoga), é uma forma de ioga pré-clássico. A expressão Hatha Yoga poderia ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras "ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática

Também conhecido como Hatha Vidya, o Hatha Yoga foi introduzido no século XV, na Índia, pelo yogi Swatmarama. Trata-se de uma variação do Yoga, baseada na prática de asanas — que é definida como um conjunto de posições para nos mantermos confortáveis e estáveis. Ele é praticado com o objetivo principal de conquistar a vitalidade e a boa saúde física e mental.

Benefícios do Hatha Yoga

Os benefícios do Hatha Yoga vão além do fortalecimento e da elasticidade dos músculos. Confira quais são!

1. Fortalece e alonga a musculatura

Apesar de não serem somente esses os objetivos da prática, ela fortalece e alonga as musculaturas do corpo, gerando, automaticamente, energia e saúde.

2. Amplia a consciência corporal

Com a prática, o aluno de Yoga adquire autoconhecimento e vai detectando alguns sinais mais evidentes de tensão muscular. Com isso, ele se torna capaz de controlar as variadas situações de estresse que se apresentam.

3. Promove o equilíbrio do chacras

Os chacras são centros de energia que se localizam no perispírito — responsável por ligar corpo e espírito. Quando estão equilibrados, por meio da prática de posturas (asanas), colaboram para integrar corpo, mente e espírito.

4. Evita um fluxo contínuo de pensamentos que prejudicam o foco

A prática de Yoga tem como um dos seus objetivos, por meio da meditação, evitar uma sucessão de pensamentos — que faz com que, muitas vezes, desviemos nosso foco do que é realmente importante. Quando o praticante chega a esse estado, é possível sentir uma sensação de paz e felicidade.

5. Melhora a postura

A prática do Hatha Yoga beneficia a postura, contribuindo para o alívio da dor, principalmente para aqueles que sofrem de problemas crônicos. A prática adequada de asanas tem como uma de suas funções promover um efeito calmante e relaxante.