O que é Psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que estuda o corpo e os movimentos atrelados ao seu mundo interior e exterior.

Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade, “Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito, cuja ação é resultante de sua individualidade, da sua linguagem e da sua socialização”.

Nesse sentido, o indivíduo é visto em sua totalidade e em suas interações psíquicas, cognitivas e sensório-motoras, para melhor compreensão de como se expressa em seu contexto psicossocial.


Qual é a importância da Psicomotricidade para adultos e idosos?

Quuando o indivíduo envelhece entramos em uma fase da vida em que acontecem algumas perdas no nosso corpo e na nossa mente. Contudo, algumas dessas perdas podem ser revistas e, até mesmo, diminuídas pela Psicomotricidade.

Todas as fases da nossa vida requerem adaptação, e não seria diferente com a vida adulta e o envelhecimento, já que ambas necessitam de certo cuidado e de certa adaptação quanto às novas condições.

A Psicomotricidade oferece um conhecimento rico para ajudar nesse aspecto da adaptação, de modo a minimizar efeitos da retrogênese humana, como alterações psíquicas e comportamentais, lentidão motora e cognitiva.