TENSIGRIDADE

O que é Tensegridade?


TENSEGRIDADE é a Fusão das palavras tensão + integridade, que traduz para a integridade das tensões, foi criada e utilizada por R. Buckminster Fuller a descreveu como “uma propriedade presente em objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, o que proporciona estabilidade e resistência, assegurando sua integridade global”.

Nosso corpo segue a mesma regra, fazendo a junção de toda a estrutura para manter em tensões adequadas para o movimento ou a estabilidade. A estrutura óssea e ligamentar não é suficientemente firme para ficarmos em pé.

Ela é dependente de outras estruturas que atravessam todo o organismo de uma lado a outro um emaranhado que tem destino certo, de cima para baixo e dentro para fora – uma miofasciaestrutura – que promove tensões de ajustes por todo o organismo como um funcionamento derivante de sua capacidade elástica tensional. Ela estabiliza mas não imobiliza. O objetivo não é a produção de força local mas de distribuição de força global.

esse emaranhado dá aos seres vivos sua integridade enquanto se adaptam a diferentes estímulos de forças presentes nos ambientes biológicos e sociais. Ela funciona como uma teia de aranha, fina, alinhada, entrelaçada com objetivo específico para cada linha de organização onde o suporte se dá por inúmeros pontos criando um senso de variabilidade, mobilidade e integração.


Trilhos anatômicos:

Trilhos Anatômicos, Meridianos Miofasciais ou Continuidades Miofasciais.

Thomas Myers desenvolveu o conceito dos Trilhos Anatômicos para esquematizar as continuidades miofasciais (fáscia e músculos), que ele encontrou junto com seus estudantes, enquanto dissecava cadáveres no Instituto de Ida Rolf na década de 90.

e logo havia um mapa corporal de 12 meridianos miofasciais, que chamou de Trilhos Anatômicos .

Por meio da Biotensegridade somos únicos do micro ao macro e não há vazio no corpo, tudo é inter-ligado e inter-dependente. Em síntese, este conceito provém do Design em que Tensegridade mantêm a integridade de estruturas combinando tensão e compressão.

Novas pesquisas mostram para inúmeras novas descobertas. O entendimento desse complexo por meio dos Trilhos é algo para nos guiar pela magnifica teia fascial!